sábado, 22 de outubro de 2011

Cosplay na FLIQ

A última noite na feira do livro e quadrinhos de Natal foi marcada pelo universo dos quadrinhos e desenhos animados da cultura japonesa (Cosplay) que deram ares de aventura com seu heróis e vilões circulando pelo público, com direito a concurso de representação dos personagens.







sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A noite na FLIQ foi bem concorrida, muitas foram as programações, palestras, concursos e apresentações no evento que trouxe entre outros, Frei Betto e Fabricio Carpinejar. Tem mais imagens no site da FLIQ.
 Concurso Cosplay foi uma das sensações, pelos corredores da Feira eles estavam encarnando seus personagens cheio de estilo.

 Frei Betto autografou vários de seus livros a venda na feira.
 Fátima Bezerra abriu as palestras da noite expondo os planos da frente parlamentar em defesa da leitura.
 Frei Betto entrevistado por Woden Madruga deixou suas idéias e convicções encantarem o público em bate papo descontraído cheio de valores sociais e políticos dignos de um grande escritor e um grande brasileiro a cima de tudo.


 Em seguida foi a vez Fabrício Carpinejar se divertir e divertir o público interagindo e questionando as relações como são construídas entre homens e mulheres, abordando o tema com muito humor.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Feira do Livro de Natal com Mario Prata

Cobrindo a feira do livro e quadrinhos de Natal, hoje foi a vez de Mario Prata, entrevista dirigida por Margot Ferreira em clima de bate papo descontraído, muito agradável.






sábado, 15 de outubro de 2011

A difícil tarefa de gostar de música e fotografia ao mesmo tempo.

Um fato ocorrido ontem me fez parar para pensar sobre a difícil tarefa de gostar de música e fotografia ao mesmo tempo.
Em minhas visitas lúdicas pela construção da ideia visual, pensamento que surge na linguagem fotográfica, na qual acredito me expressar melhor, me deparo com entraves provocados por uma Síndrome descontrolada que corroí a beleza dos espetáculos. 
Uma fobia dos que toma estes eventos onde justamente o individuo que vive a  fotografia, e registra no sentido de dar amplitude e compartilhar a alegria dos momentos em que a estrutura sonora toma identidade com a arte, a vida, sensações e sentimentos, exatamente este ser, deve ser visto como espécie de intruso, não os que fumam em ambiente interno, não os que conversam e atendem celulares durante os espetáculos, mas os que expressam pelo olhar de forma respeitosa, integra e discreta (o mais discreta possível) a beleza dos espetáculos. 
O que portar uma câmera reflex será sempre visto com olhar de desconfiança como se quiséssemos roubar a alma dos que nos fotografamos, não amigo! Queremos eternizar o espirito do momento singular do que registramos, compondo com nossa alma e sentimentos num composto harmônico, ingredientes  da escrita pela luz.




 As imagens a cima são da apresentação de orquestra sinfônica na escola de música na UFRN.
Bela apresentação de jovens músico clássicos que entoaram com emoção da composição impar que a música clássica permite.
Lá estive fotografando como forma de emancipar a emoção registrando as nuances que permeiam a construção do som, simplesmente...



 Acima no MADA (Música Alimento Da Alma) mais uma vez e também por puro prazer estive registrando espetáculos de luz e som que contagiaram as plateias tomando formas cada vez mais tecnológicas do Rock.



Em Nalva mais uma vez em visita a amiga, fiz uma passagem rápida para me deparar com uma das formas mais sublimes que já vi ser feito música, algo de marcante ficará deste registro em mim.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA ESPECIAL NESTA QUARTA 12


Circuito Cultural Ribeira especial nesta quarta-feira

O clássico e o popular estarão presentes nesta quarta-feira durante a edição especial do Circuito Cultural Ribeira. A partir das 16h, seis casas de show do bairro receberão apresentações de grupos de música erudita formadas na Escola de Música da UFRN. Percussão, chorinho, jazz, música contemporânea e clássica, tudo misturado e tudo gratuito na velha Ribeira de guerra.
Para o produtor cultural Anderson Foca, a parceria entre o Circuito e a Semana da Música engrandece ambos os eventos e o maior beneficiado é o público. “O Circuito nasceu nesse viés colaborativo de projetos associados para maior valorização da Ribeira. “Que essa plataforma também agregue outros eventos importantes da cidade, a exemplo da Semana da Música”, ressaltou.
O Espaço Dosol, de Anderson Foca, será uma das seis casas de show abertas ao público e à música erudita. Por lá se apresentam o Grupo Acorde (vocal), às 18h30 e o Nosso Choro, às 19h30. Ali pertinho na mesma Rua Chile, no Armazém Hall, o grupo de percussão Percumpá se apresenta às 18h30, seguido pelo Jerimum Jazz (Big Band) e convidados, às 20h30.
Já que a quarta-feira é o Dia das Crianças, a Semana da Música também oferece uma atração dedicada à criançada. É a opereta infantil O Sapo e a Princesa, montado pelo aluno de especialização em Práticas Interpretativas dos Séculos 20 e 21, ministrado na EMUFRN, Tiago Drummond. O musical será apresentado na Casa da Ribeira a partir das 16h.
As atrações no Buraco da Catita migraram para Nalva Melo Café Salão após a suspensão temporária das atividades do bar, e se juntaram aos grupos de Nalva. Então, serão quatro shows, com início às 17h com o Trio de Violões Sobressalto, passando pelo grupo Boa Ideia Trio (às 17h30), Atrás da Cantina (às 19h) e o grupo Potiguar Sax Quarteto (às 19h30).
Comumente fora das oito primeiras edições do Circuito Cultural Ribeira, o Solar Bela Vista resolveu participar desta edição especial em parceria com a Semana da Música. E foi de todo proveitoso em função da acústica e do piano de caldas para o show do Duo Riedel-Cesetti (piano e canto erudito) às 17h, e em seguida, Rafael dos Santos e convidados.
CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA (SEMANA DA MÚSICA)
PROGRAMAÇÃO
Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho
16h e 18h – O Sapo e a Princesa (musical infantil)
Espaço DoSol
Rua Chile
18h30 – Grupo Acorde (vocal)
19h30 – Nosso Choro
Nalva Café Salão
Av. Duque de Caxias
17h – Trio de violões Sobressalto
17h30 – Boa Idéia Trio (guitarra, trombone e percussão)
19h – Atrás da Cantina (guitarra e xilofone)
19h30 – Potiguar Sax Quarteto
Armazém Hall
Rua Chile
18h30 – Percumpá (percussão)
20h30 – Jerimum Jazz (Big Band) e convidados
Solar Bela Vista
Av. Câmara Cascudo
17h – Duo Riedel-Cesetti (piano e canto erudito)
18h – Rafael dos Santos (SP) e convidados
GRUPOS PARTICIPANTES
Boa Ideia Trio
O projeto Boa Ideia Trio conquistou espaço na cena musical potiguar por sua sonoridade peculiar e concepção de arranjos elaborados pelo guitarrista Iury Matias e o trombonista Klênio Barros, culminando na inclusão da percussão de Kléber Moreira. A essência é puramente brasileira. O grupo traz em seu repertório o choro, o samba, a bossa e concepções jazzísticas em uma elegante mistura de ritmos regionais. O grupo já se apresentou no Jobim Gastronomia & Música, Dom Vinícius, Casa Nova Eco Bar, Buraco da Catita, Chopperia Petrópolis e Pitts Bar.
Percumpá
Percumpá é um grupo de música de câmara instrumental voltado à música percussiva. Os seis percussionistas executam também vários instrumentos incomuns, a exemplo de isqueiros, para dar a cada movimento uma cor especial e uma abordagem teatralizada. Um trabalho cheio de surpresas e momentos humorísticos e exóticos. O repertório privilegia a música brasileira, focado em personagens do folclore literário: Curupira, o Saci Pererê, o Uirapuru, a Mula Sem Cabeça, e outros. O grupo tem apresentações marcadas em diversos festivais pelo Nordeste e Sudeste.
Sobressalto
O trio de violões Sobressalto é formado por alunas dos cursos técnico e bacharelado da Escola de Música da UFRN. O repertório abordado é formado essencialmente de músicas dos períodos moderno e contemporâneo compostas originalmente ou arranjadas para esta formação. Desde o seu surgimento o grupo atuou divulgando a música para violão em diversos eventos, dentro e fora da UFRN. Participou também de ações no projeto Música para Todos (que tem por objetivo divulgar a música produzida na EMUFRN nas escolas), na 15ª e 16ª CIENTEC, na Semana da Música 2009 e 2010, entre outras apresentações culturais.
Potiguar Sax Quarteto
O Potiguar Sax Quarteto (quarteto de saxofones), integrado por Kleber Dessoles (Sax Soprano), Caio França (Sax Alto), Anderson Gomes (Sax Tenor) e Ismael Lima (Sax Barítono), trabalha em seu repertório diversos estilos, desde as composições regionais ao jazz, com arranjos criativos que visam explorar ao máximo o saxofone e ao mesmo tempo provocar o ouvinte a perceber a música a partir o timbre singular desse instrumento. Para a Semana da Música preparou um show recheado de compositores brasileiros: Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Luiz Melodia, Severino Araújo, Ratinho, Edson Rodrigues e Anderson Pessoa e outros.
Duo Riedel-Cesetti
O duo Riedel-Cesetti, formado pela soprano Elke Riedel e pelo pianista Durval Cesetti tem como objetivo a pesquisa, estudo e interpretação do repertório de canções eruditas para voz aguda e piano de diversos países, períodos históricos e estilos. O repertório passeia pelas peças de Mozart, Bellini, Donizetti, Schubert, Schumann, Brahms, Mahler, Wolf, Strauss, Berg, Fauré, Ravel, Copland, Walton, Barber, Villa-Lobos, Nepomuceno e Mignone. Os membros do duo têm vasta experiência nessa área, aprofundada durante os seus doutorados, realizados, respectivamente, na “University of Michigan” (USA) e na “McGill University” (Canadá).
Grupo Vocal Acorde
Com uma característica de humor diferenciado, onde o “ridículo” talvez possa parecer interessante como forma de pensar cada elemento musical, o Grupo Acorde consegue imprimir uma marca própria em cada peça, prezando sempre pela qualidade musical – característica principal do grupo. Criado em novembro de 1997 o Acorde, grupo vocal da Escola de Música da UFRN, leva ao seu público a Música Popular Brasileira com um repertório eclético que varia de Noel Rosa a Flávio Venturini e de Nelson Gonçalves a Reginaldo Rossi. A atual formação do Grupo Acorde é composta por dez integrantes, entre estudantes e profissionais da área de arte e cultura.
Atrás da Cantina
O repertório do grupo Atrás da Cantina revive compositores como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Severino Araújo, além de releituras de obras eruditas executadas em estilo “chorado”, como a Marcha Turca (Mozart) e Czardas (Mont). E também o potiguar João Juvanklim. E tudo isso ao som do xilofone de Edmilson Cardoso e da guitarra de Gustavo de Carvalho. O grupo foi criado nos corredores da EMUFRN, tocando “choro” ao solo do xilofone e expandindo seu repertório também para outros gêneros de música brasileira. Diversas vezes este grupo representou esta instituição em aberturas de eventos, aulas magnas, recepções etc.
Orquestra Potiguar de Clarinetas
A Orquestra Potiguar de Clarinetas desenvolve o seu repertório a partir de arranjos e adaptações de obras tradicionais e consagradas da música de concerto, da música brasileira (choro, maxixe, maracatu, frevo e etc), do cancioneiro popular e de obras escritas originalmente para essa formação. O grupo é um dos pouquíssimos em atividade no país, embora a formação seja tradicional no mundo, com o acréscimo de mais instrumentos graves. Criada em 2008, hoje o grupo é conhecido no Brasil pela participação em pelo menos dois importantes Encontros Nacionais de Clarinetistas: 8º Encontro Brasileiro de Clarinetistas (2009), em Recife (PE) e no 9º Encontro Brasileiro de Clarinetistas, no Distrito Federal.






Dia das crianças de todos os dias.

Que surja hoje motivos para nossas crianças comemorarem, as que fizemos vir ao mundo e a que se encontra em nosso íntimo.
Que a vontade do riso farto, de correr para ter o vento no rosto e só.
Vivamos a fantasia na verdade e averdade de ser feliz.
Que nossos filhos de sangue descubram o caminho e nos ajudem a caminhar.
Que as crianças vejam ao horizonte a luz e tenham a vontade de ser e fazer sempre...