quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA ESPECIAL NESTA QUARTA 12


Circuito Cultural Ribeira especial nesta quarta-feira

O clássico e o popular estarão presentes nesta quarta-feira durante a edição especial do Circuito Cultural Ribeira. A partir das 16h, seis casas de show do bairro receberão apresentações de grupos de música erudita formadas na Escola de Música da UFRN. Percussão, chorinho, jazz, música contemporânea e clássica, tudo misturado e tudo gratuito na velha Ribeira de guerra.
Para o produtor cultural Anderson Foca, a parceria entre o Circuito e a Semana da Música engrandece ambos os eventos e o maior beneficiado é o público. “O Circuito nasceu nesse viés colaborativo de projetos associados para maior valorização da Ribeira. “Que essa plataforma também agregue outros eventos importantes da cidade, a exemplo da Semana da Música”, ressaltou.
O Espaço Dosol, de Anderson Foca, será uma das seis casas de show abertas ao público e à música erudita. Por lá se apresentam o Grupo Acorde (vocal), às 18h30 e o Nosso Choro, às 19h30. Ali pertinho na mesma Rua Chile, no Armazém Hall, o grupo de percussão Percumpá se apresenta às 18h30, seguido pelo Jerimum Jazz (Big Band) e convidados, às 20h30.
Já que a quarta-feira é o Dia das Crianças, a Semana da Música também oferece uma atração dedicada à criançada. É a opereta infantil O Sapo e a Princesa, montado pelo aluno de especialização em Práticas Interpretativas dos Séculos 20 e 21, ministrado na EMUFRN, Tiago Drummond. O musical será apresentado na Casa da Ribeira a partir das 16h.
As atrações no Buraco da Catita migraram para Nalva Melo Café Salão após a suspensão temporária das atividades do bar, e se juntaram aos grupos de Nalva. Então, serão quatro shows, com início às 17h com o Trio de Violões Sobressalto, passando pelo grupo Boa Ideia Trio (às 17h30), Atrás da Cantina (às 19h) e o grupo Potiguar Sax Quarteto (às 19h30).
Comumente fora das oito primeiras edições do Circuito Cultural Ribeira, o Solar Bela Vista resolveu participar desta edição especial em parceria com a Semana da Música. E foi de todo proveitoso em função da acústica e do piano de caldas para o show do Duo Riedel-Cesetti (piano e canto erudito) às 17h, e em seguida, Rafael dos Santos e convidados.
CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA (SEMANA DA MÚSICA)
PROGRAMAÇÃO
Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho
16h e 18h – O Sapo e a Princesa (musical infantil)
Espaço DoSol
Rua Chile
18h30 – Grupo Acorde (vocal)
19h30 – Nosso Choro
Nalva Café Salão
Av. Duque de Caxias
17h – Trio de violões Sobressalto
17h30 – Boa Idéia Trio (guitarra, trombone e percussão)
19h – Atrás da Cantina (guitarra e xilofone)
19h30 – Potiguar Sax Quarteto
Armazém Hall
Rua Chile
18h30 – Percumpá (percussão)
20h30 – Jerimum Jazz (Big Band) e convidados
Solar Bela Vista
Av. Câmara Cascudo
17h – Duo Riedel-Cesetti (piano e canto erudito)
18h – Rafael dos Santos (SP) e convidados
GRUPOS PARTICIPANTES
Boa Ideia Trio
O projeto Boa Ideia Trio conquistou espaço na cena musical potiguar por sua sonoridade peculiar e concepção de arranjos elaborados pelo guitarrista Iury Matias e o trombonista Klênio Barros, culminando na inclusão da percussão de Kléber Moreira. A essência é puramente brasileira. O grupo traz em seu repertório o choro, o samba, a bossa e concepções jazzísticas em uma elegante mistura de ritmos regionais. O grupo já se apresentou no Jobim Gastronomia & Música, Dom Vinícius, Casa Nova Eco Bar, Buraco da Catita, Chopperia Petrópolis e Pitts Bar.
Percumpá
Percumpá é um grupo de música de câmara instrumental voltado à música percussiva. Os seis percussionistas executam também vários instrumentos incomuns, a exemplo de isqueiros, para dar a cada movimento uma cor especial e uma abordagem teatralizada. Um trabalho cheio de surpresas e momentos humorísticos e exóticos. O repertório privilegia a música brasileira, focado em personagens do folclore literário: Curupira, o Saci Pererê, o Uirapuru, a Mula Sem Cabeça, e outros. O grupo tem apresentações marcadas em diversos festivais pelo Nordeste e Sudeste.
Sobressalto
O trio de violões Sobressalto é formado por alunas dos cursos técnico e bacharelado da Escola de Música da UFRN. O repertório abordado é formado essencialmente de músicas dos períodos moderno e contemporâneo compostas originalmente ou arranjadas para esta formação. Desde o seu surgimento o grupo atuou divulgando a música para violão em diversos eventos, dentro e fora da UFRN. Participou também de ações no projeto Música para Todos (que tem por objetivo divulgar a música produzida na EMUFRN nas escolas), na 15ª e 16ª CIENTEC, na Semana da Música 2009 e 2010, entre outras apresentações culturais.
Potiguar Sax Quarteto
O Potiguar Sax Quarteto (quarteto de saxofones), integrado por Kleber Dessoles (Sax Soprano), Caio França (Sax Alto), Anderson Gomes (Sax Tenor) e Ismael Lima (Sax Barítono), trabalha em seu repertório diversos estilos, desde as composições regionais ao jazz, com arranjos criativos que visam explorar ao máximo o saxofone e ao mesmo tempo provocar o ouvinte a perceber a música a partir o timbre singular desse instrumento. Para a Semana da Música preparou um show recheado de compositores brasileiros: Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Luiz Melodia, Severino Araújo, Ratinho, Edson Rodrigues e Anderson Pessoa e outros.
Duo Riedel-Cesetti
O duo Riedel-Cesetti, formado pela soprano Elke Riedel e pelo pianista Durval Cesetti tem como objetivo a pesquisa, estudo e interpretação do repertório de canções eruditas para voz aguda e piano de diversos países, períodos históricos e estilos. O repertório passeia pelas peças de Mozart, Bellini, Donizetti, Schubert, Schumann, Brahms, Mahler, Wolf, Strauss, Berg, Fauré, Ravel, Copland, Walton, Barber, Villa-Lobos, Nepomuceno e Mignone. Os membros do duo têm vasta experiência nessa área, aprofundada durante os seus doutorados, realizados, respectivamente, na “University of Michigan” (USA) e na “McGill University” (Canadá).
Grupo Vocal Acorde
Com uma característica de humor diferenciado, onde o “ridículo” talvez possa parecer interessante como forma de pensar cada elemento musical, o Grupo Acorde consegue imprimir uma marca própria em cada peça, prezando sempre pela qualidade musical – característica principal do grupo. Criado em novembro de 1997 o Acorde, grupo vocal da Escola de Música da UFRN, leva ao seu público a Música Popular Brasileira com um repertório eclético que varia de Noel Rosa a Flávio Venturini e de Nelson Gonçalves a Reginaldo Rossi. A atual formação do Grupo Acorde é composta por dez integrantes, entre estudantes e profissionais da área de arte e cultura.
Atrás da Cantina
O repertório do grupo Atrás da Cantina revive compositores como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Severino Araújo, além de releituras de obras eruditas executadas em estilo “chorado”, como a Marcha Turca (Mozart) e Czardas (Mont). E também o potiguar João Juvanklim. E tudo isso ao som do xilofone de Edmilson Cardoso e da guitarra de Gustavo de Carvalho. O grupo foi criado nos corredores da EMUFRN, tocando “choro” ao solo do xilofone e expandindo seu repertório também para outros gêneros de música brasileira. Diversas vezes este grupo representou esta instituição em aberturas de eventos, aulas magnas, recepções etc.
Orquestra Potiguar de Clarinetas
A Orquestra Potiguar de Clarinetas desenvolve o seu repertório a partir de arranjos e adaptações de obras tradicionais e consagradas da música de concerto, da música brasileira (choro, maxixe, maracatu, frevo e etc), do cancioneiro popular e de obras escritas originalmente para essa formação. O grupo é um dos pouquíssimos em atividade no país, embora a formação seja tradicional no mundo, com o acréscimo de mais instrumentos graves. Criada em 2008, hoje o grupo é conhecido no Brasil pela participação em pelo menos dois importantes Encontros Nacionais de Clarinetistas: 8º Encontro Brasileiro de Clarinetistas (2009), em Recife (PE) e no 9º Encontro Brasileiro de Clarinetistas, no Distrito Federal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário